Quais são as aplicações do enxerto de gordura nas reconstruções mamárias?

O enxerto de gordura pode ajudar a preencher áreas irregulares e vazias do tórax e região axilar de mulheres submetidas a retirada parcial ou total da mama. É uma forma de refinar os resultados de uma reconstrução de mama ou corrigir deformidades causadas por uma quadrantectomia.

 

Como é realizada a cirurgia?

Retira-se uma quantidade de gordura pelas técnicas convencionais de lipoaspiração. Esta gordura é centrifugada para ser purificada e é injetada nas áreas onde o preenchimento de faz necessário.

 

O procedimento pode ser repetido?

Sim, com para a obtenção dos melhores resultados um segundo procedimento pode ser necessário.

 

A gordura injetada é absorvida?

Os resultados após a lipoenxetia são estáveis após o desaparecimento do edema, no primeiro mês. Um porcentagem variável da gordura pode reabsorver, mas os resultados em geral são muito bons e mantém-se com o tempo.

 

Existem outras vantagens desta técnica?

Sabemos por diversos estudos que entre as células de gordura existem células tronco que tem o potencial de induzir a regeneração de tecidos. Verificamos na prática clínica uma melhora da qualidade da pele do tórax das áreas submetidas a radioterapia. Nota-se o clareamento da pele,a melhora da textura e a diminuição do ressecamento.