Redução de mamilos

O aumento dos mamilos pode acontecer por diversos motivos e dentre eles destacam-se os fatores hereditários, desequilíbrios hormonais e a amamentação.

Como é a cirurgia para a redução dos mamilos?

Trata-se de um procedimento simples e que pode ser realizado em consultório com anestesia local. Pode ser associado a outras cirurgias como a redução das aréolas, a cirurgia de mamoplastia (levantamento das mamas) ou de ginecomastia (mamas masculinas).

O uso de anabolizantes pode levar ao aumento dos mamilos?

Alterações hormonais, doenças hepáticas, alguns medicamentos e o uso de anabolizantes podem levar ao aumento dos mamilos e à ginecomastia (mamas masculinas). O quadro clínico pode ir desde uma pequena nodulação ou protrusão da aréola ou mamilo até a presença de tecido mamário que necessita de uma cirurgia maior em hospital e com anestesia geral.

Existe algum procedimento para tratar um pequeno aumento dos mamilos em homens? Mesmo que no exame de ultrasson não exista a presença de glândula mamária ginecomastia)?

Sim, essa protusão / aumento dos mamilos pode ser causada pela hipertrofia dos ductos mamários logo abaixo da aréola, podendo existir também uma pequena quantidade de glândula que não é vista no ultrasson. Um procedimento simples pode ser feito com anestesia local, através de uma pequena incisão abaixo das aréolas.