Quando a mama pode ser reconstruída somente com próteses de silicone?

A reconstrução de mamas com próteses só é possível quando durante a mastectomia for possível se preservar toda a pele da mama ou boa parte dela. Isso geralmente acontece quando o câncer da mama é pequeno e localizado profundamente a pele.

O implante de silicone fica logo abaixo da pele?

Um implante logo abaixo da pele fica muito superficial e visível, além de existir maior chance de extrusão e deformação da mama após a cicatrização. Por esta razão o melhor local para se colocar esta prótese é embaixo da musculatura do tórax (músculo peitoral e músculo serrátil), no mesmo procedimento da retirada da mama.

prótese de silicone

Quais são as contra-indicações para o uso desta técnica?

  • Necessidade de radioterapia pós-operatória (que pode deformar a prótese)
  • Necessidade de retirada de muita pele durante a mastectomia
  •  Recusa da paciente em colocar um implante de silicone

A reconstrução de mama com próteses tem o mesmo resultado estético da colocação de implantes para aumentar a mama?

Os resultados estéticos da mastectomia com colocação de prótese são um pouco inferiores ao das cirurgias estéticas. Isso ocorre pela retirada de toda a mama e parte do tecido de gordura abaixo da pele, o que deixa a prótese mais visível, mesmo quando colocada abaixo do músculo.

O que pode ser feito para melhorar o aspecto de uma prótese muito visível abaixo da pele?

Como forma de minimizar esta diferença com a mama oposta, pode-se realizar o lipofilling (enxerto de gordura), que consiste na retirada de gordura de outra parte do corpo e injetá-la nas áreas do colo e onde o implante está muito superficial. Aumentando-se a espessura do subcutâneo nestas áreas pode-se melhorar o aspecto da reconstrução como um todo e ter mais simetria entre as duas mamas.

 

Download do termoClique aqui e faça o download do termo de consentimento para essa cirúrgia