Orientações gerais

0 a 15 dias

Quando nos submetemos a uma cirurgia, é necessário dar tempo para o corpo recuperar-se.Os primeiros 15 dias são cruciais e é neste tempo que o edema e as equimoses(áreas arroxeadas) são mais intensos. Nesta fase as drenagens são muito importantes, podendo ser iniciadas 3 a 5 dias após a cirurgia. Não convém trabalhar, este é um tempo de repouso obrigatório do stress do trabalho Os cortes quando presentes ainda estão em fase de cicatrização e movimentos bruscos, infecção e traumas podem causar a abertura de pontos. Você não deve ficar na cama o dia todo, e convém não ficar muitas horas sentada na mesma posição, ou ficar muito tempo em pé.

Caminhadas leves são permitidas e bem vindas, evitando-se água do mar e piscina. Não é prudente retomar atividades físicas intensas e expor-se ao sol nesta fase. para não piorar o edema. e não causar manchas na pele. Os pontos são retirados mais precocemente na face, entre 5 a 10 dias; já os pontos das cirurgia corporais são absorvíveis e não precisam ser retirados. Nas cirurgias da face como a rinoplastia,a blefaroplastia e o lifting facial a exposição ao sol deve ser total, e o uso de óculos escuros e chapéu pode estar indicado.

15 a 30 dias

Este é um período crítico, pois como o(a) paciente já está menos inchado(a) e está se sentindo melhor, acaba muitas vezes cedendo a tentação e exagera... Atividades físicas leves são incentivadas, como caminhadas curtas, a pessoa não precisa ficar trancada em casa. A partir dos 15-20 dias pode-se voltar a dirigir (pós-operatório de rinoplastia, a blefaoplastia, a otoplastia e a lipoaspiração); em outras cirurgias onde temos muitos cortes, é melhor esperar até os 30 dias para não ter nenhuma surpresa...

Após 30 dias

Nesta fase o(a)paciente já voltou as suas atividades rotineiras, apesar de que existe um edema residual que demora alguns meses para sumir. Algumas cirurgias como a mamoplastia ainda demoram um pouco para tomar a forma definitiva, mais ou menos aos três meses. Atividades físicas são retomadas, com restrição de exercícios abdominais para as abdominoplastias e exercícios vigorosos de braços para as mamoplastias e implantes de silicone até os dois meses de cirurgia.

As cicatrizes adentram uma fase tardia de maturação que vai até os seis meses e o acompanhamento se mantém com uso de cremes para tratar possíveis hipertrofias. Após este período possíveis retoques de cicatrizes podem ser planejados caso seja necessário.