A forma mais simples de aumentar a espessura e o volume dos lábios é com do uso de preenchimentos como o ácido hialurônico , o enxerto de gordura e o PMMA (metacrilato).

Em pessoas com lábios muito finos pode-se associar o uso dos preenchimentos a uma pequena cirurgia, que consiste na retirada de um pouco de pele na região logo abaixo do nariz. Com isso é possível encurtar os lábios muito longos e conseguir resultados que não podem ser obtidos somente com os preenchimentos.

Comparação entre os diversos preenchedores para os lábios

 

PRODUTO Volume   labial Edema / equimose* Durabilidade Reações de hipersensibilidade Vantagens
Ác hialurônico 0,7 ml  + 12-18 meses - Estimula a produção de colágeno
Gordura 2-5 ml ++ permanente - Estimula a regeneração tecidual
Metacrilato 2% 1-3 ml ++ permanente ++ -

*áreas arrocheadas

 

Como é feito o procedimento de preenchimento labial?

O preenchimento realizado pela Dra Tatiana inclui uma anestesia local, semelhante aquela que tomamos no dentista e que amortece os lábios, evitando qualquer desconforto durante a aplicação.

Quais são os cuidados após o preechimento labial?

  • Evitar alimentos duros e ácidos no dia da aplicação
  • Compressas com soro gelado no dia da aplicação
  • Uso de anti-inflamatórios prescritos por 2-3 dias
  • Evitar exposição ao sol por 7 dias

Posso voltar as minhas atividades logo após o preenchimento?

Você ficará com os lábios um pouco inchados por alguns dias, mas poderá voltar as suas atividades no dia seguinte ao preenchimento com ácido hialurônico. Por vezes uma equimose (área arroxeada) pode se formar no ponto de entrada da agulha, que tende a desaparecer em  5 a 7 dias.

SUGESTÕES

  • Faça o preenchimento com ácido hialurônico numa sexta-feira a tarde, assim você estará bem melhor na segunda-feira
  • No caso do enxerto de gordura o edema e a equimose são um pouco maiores e você deve reservar uns 5 a 7 dias para voltar as suas atividades rotineiras.

TIPOS DE PREENCHEDORES

Ácido hialurônico

Quais são as características do ácido hialurônico ?

O ácido hialurônico é um constituinte normal da pele e seu efeito como preenchedor é bem natural tanto para os lábios quanto para as pequenas rugas ao redor da boca. Pode ser injetado também nos sulcos nasogenianos e bucais.

 O produto é vem em ampolas de 0,7 ml e ele raramente causa reações alérgicas, sendo considerado um preenchedor não permanente de primeira linha. Após a injeção ele estimula a formação de colágeno nas áreas onde é aplicado.

 Sua absorção se dá em 12  a 18 meses.

Enxerto de gordura

Quais são as características do enxerto de gordura (lipofilling)?

O enxerto de gordura tem a vantagem de ser retirado do prórprio paciente, de forma que não existem reações alérgicas ou de rejeição. A gordura é retirada com anestesia local, é centrifugada e purificada de forma que a absorção é pequena e os resultados são duradouros.

Juntamente com as células de gordura, existem células tronco que tem o potencial de induzir a regeneração dos tecidos da pele e a produção de colágeno, o que torna o lipofilling uma técnica muito atrativa e que vem sendo cada vez mais utilizada.

A gordura pode ser injetada nos lábios, sulcos nasogenianos, sulcos bucais e em outras áreas da face. O volume injetado na face varia de 3 a 20ml, conforme a necessidade.  Este procedimento pode ser associado a outras cirurgias maiores como a cirurgia palpebral e de face, que são feitas em hospital.

PMMA  (polimetilmetacrilato)

Quais são as características do metacrilato (PMMA)?

Trata-se de um polímero que é utilizado em várias áreas da medicina, incluindo a ortopedia e e neurocirurgia. O produto é apresentado em ampolas a 2%, 10% e 30% de concentração.

Tem o potencial de causar reações de hipersensibilidade em alguns pacientes, com a formação de áreas dolorosas e endurecidas nos locais de aplicação. É um medicamento não absorvível e deve-se evitar a utilização de grandes quantidades e do medicamento para diminuir o risco de reações. Seu uso vem diminuindo no Brasil em detrimento do ácido hialurônico e da gordura.

      ANTES                                                                                                      DEPOIS

Aumento cirúrgico dos lábios Aumento cirúrgico dos lábios
Aumento cirúrgico dos lábios Aumento cirúrgico dos lábios