O que é a orelha em abano?

As orelhas em abano geralmente tem as cartilagens com menos dobras que as demais pessoas. As orelhas são mais afastadas da cabeça, e para aqueles que incomodam-se com esta situação, temos a cirurgia corretiva, que chama-se otoplastia ( Figura 01).

Como é a cirurgia de Otoplastia?

A cirurgia começa com um pequeno corte na dobra posterior das orelhas (figura 2). Por esta incisão retira-se de uma pequena porção de cartilagem e por meio de pontos, molda-se o formato da orelha para que ela fique menos protrusa e mais próxima da cabeça ( Figuras 03 e 04).

          Figura 01: Orelhas de abano                                                  Figura 02: Incisão na região atrás da orelha

Otoplastia - correção de orelhas de abano

Otoplastia - correção de orelhas de abano

 

 

          Figuras 03 e 04: Colocação de pontos para modelar as dobras da orelha.

Otoplastia - correção de orelhas de abano

Otoplastia - correção de orelhas de abano

 

Em que idade pode-se fazer a Otoplastia?

À partir dos sete anos de idade a cirurgia já pode ser realizada em crianças.

É importante ressaltar que a indicação da cirurgia nesta idade deve ser evitada em crianças que não tem queixas, mesmo que os pais percebam a deformidade e se incomodem com isso. Somente devemos operar aquelas crianças que tem problemas na escola , escondem as orelhas com o cabelo e manifestam muita vontade de fazer a cirurgia.

Qual é o tipo de anestesia?

Nos adultos e adolescentes utiliza-se a anestesia local com sedação em Hospital, sem a necessidade de internação (Day-hospital). Nas crianças optamos pela anestesia geral.

Como é a recuperação?

A recuperação exige cuidados como evitar traumas no local operado e a utilização de uma faixa elástica por duas semanas, mas o(a) paciente pode retornar às suas atividades rotineiras em média em sete dias. Exercícios físicos são liberados gradualmente a partir de 15 dias.

 

Download do termoClique aqui e faça o download do termo de consentimento para essa cirurgia