O que é mastopexia?

Mastopexia é o levantamento das mamas, com a retirada da pele excedente e o reposicionamento da glândula mamária e das aréolas que geralmente estão caídas.

Qual é a diferença entre a mastopexia e a mamoplastia?

São cirurgias semelhantes, porém na mamoplastia geralmente existe um excesso de glândula mamária e o tamanho da mama é reduzido. Na mastopexia geralmente não se muda o volume da mama e pode até haver a necessidade de aumento com o uso de próteses de silicone. Estas são utilizadas para melhorar o pólo superior da mama.

E as cicatrizes?

São semelhantes a da mamoplastia, podendo ser periareolares, em L e em T.

A mama pode “cair” após uma cirurgia de mastopexia?

Dependendo do grau de flacidez da pele, da presença de estrias e de próteses de silicone grandes, as mamas podem sofrer uma queda após alguns anos da cirurgia. Se a paciente perder muito peso esta ptose pode ocorrer mais precocemente.

Quando se usa próteses de silicone, pode haver rejeição ou necessidade de retirada das mesmas?

A incidência de contraturas e endurecimentos é semelhante na cirurgia de inclusão de próteses isolada e na mastopexia com próteses. Porém, a cirurgia de mastopexia manipula mais a mama e isso pode aumentar a chance de formação de seromas, hematomas e infecção; e esses fatores podem, em casos extremos levar a necessidade de retirada precoce dos implantes.

cirurgia de mastopexia

 

Download do termoClique aqui e faça o download do termo de consentimento para essa cirurgia