O que é lipoaspiração?

locais onde são realizados os procedimentos

Trata-se da modelagem cirúrgica corporal. É um procedimento médico que deve ser realizado por Especialistas em Cirurgia Plástica. De acordo com as orientações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica deve ser realizada em ambiente cirúrgico (Hospital) com a supervisão de um Médico Anestesiologista para melhor segurança e conforto do(a) paciente.

E lipo-light?

É uma lipoaspiração de pequeno volume, feita com anestesia local. Não deixa de ser uma cirurgia, e deve também ser realizada em ambiente adequado e com pessoal qualificado.

A lipoaspiração emagrece?

Dependendo-se da quantidade aspirada pode-se esperar a perda de alguns quilos após a cirurgia. Porém, a lipo não é um método emagrecedor e para obter-se o melhor resultado estético o(a) paciente deve estar próximo(a) ao seu peso ideal de acordo com a idade.

Massagens redutoras, re-educação nutricional e em alguns casos um acompanhamento endocrinológico auxiliam a perda de peso e garantem o melhor resultado da cirurgia nos(as) pacientes em sobrepeso.

A importância de uma atividade física regular é ressaltada como forma de manter os resultados pós-operatórios, a beleza e a saúde!

O que é lipoescultura? E lipoenxertia?

Através da lipoaspiração pode-se esculpir cinturas, diminuir culotes e papadas. Por isso, outro sinônimo desta cirurgia é lipoescultura! Essa gordura em excesso pode ser injetada em outros locais como os glúteos e os sulcos da face, o que é denominado lipoenxertia.

Podem ocorrer irregularidades e fibrose após a cirurgia?

A lipoaspiração surgiu há mais de 15 anos e inicialmente as cânulas eram grosseiras e muitas vezes causavam “buracos” nas áreas operadas.

imagem ampliada dos tecidos

Com o aprimoramento das técnicas as cânulas foram ficando cada vez mais finas e delicadas, minimizando desta forma a possibilidade de aparecimento de depressões e irregularidades no pós-operatório.

A drenagem linfática e o uso da malha elástica são fundamentais e complementam a modelagem pós-operatória, maximizando os resultados cirúrgicos e minimizando o desconforto durante a recuperação. O uso de ultrasom também acelera a absorção do edema e a perda de medidas!

Quanto tempo devo utilizar a malha elástica e fazer drenagens linfáticas?

Em geral a malha deve ser utilizada por 2 meses. Ela vai ser vestida 24 horas por dia, por isso é bom ter duas! Elas serão ajustadas algumas vezes durante este período e devem estar sempre bem adaptadas ao corpo.

As drenagens trazem alívio e conforto no pós-operatório e são essenciais na prevenção de irregularidades e fibroses. Devem ser feitas numa freqüência de 1 ou 2 vezes por semana nos primeiros dois meses, e são iniciadas após 7 dias da cirurgia.

Uma maior freqüência das sessões (5 vezes por semana) pode otimizar a recuperação nos pacientes que necessitam retornar às suas atividades mais precocemente.

As drenagens podem ser continuadas após os dois meses iniciais, pois além de serem relaxantes, otimizam a cicatrização que dura em média 6 meses.

 

Download do termoClique aqui e faça o download do termo de consentimento para essa cirurgia