O que é Ginecomastia?

A ginecomastia é o aumento das mamas nos homens. É muito comum em adolescentes, mais pode ocorrer em adultos com uso de anabolizantes ou mesmo em pacientes portadores de obesidade ou doenças hepáticas. Trata-se do desenvolvimento da glândula mamária e pode estar associado ao aumento do tecido gorduroso (lipomastia) na região.

A Ginecomastia pode regredir?

Em adolescentes, pode haver a regressão espontânea da ginecomastia, mas na maioria dos casos, ela se mantém e pode aumentar causando desconforto para o paciente.

É necessário algum exame pré-operatório específico?

A ultrasonografia das mamas é importante para a identificação da presença de glândula mamária juntamente com a gordura localizada. Além disso, deve-se realizar sempre uma avaliação endocrinológica para descartar possíveis desequilíbrios hormonais que estejam causando a ginecomastia.

Como é a cirurgia?

A cirurgia consiste na lipoaspiração da gordura em excesso e na retirada cirúrgica das glândulas através de uma pequena cicatriz na região da aréola. Em alguns casos de mamas muito grandes, pode ser necessária a retirada do excesso de pele com uma cicatriz ao redor de toda aréola. 

Antes                                                                     Depois

Antes e depois do procedimento cirurgico.

 Quais são os cuidados após a cirurgia?

O uso de malhas elásticas no tórax e a drenagem linfática no primeiro mês otimizam a recuperação e diminuição do edema pós-operatório.

A ginecomastia pode voltar após a cirurgia?

Dificilmente a ginecomastia voltará após a cirurgia, a não ser que a pessoa tenha um grande ganho de peso ou possua um desequilíbrio hormonal que não esteja sendo tratado.


Download do termoClique aqui e faça o download do termo de consentimento para essa cirurgia