O que é a blefaroplastia?

A blefaroplastia é a cirurgia plástica das pálpebras. O objetivo deste procedimento é rejuvenescer a região palpebral por meio da retirada do excesso de pele e das bolsas de gordura desta região. É também possível suspender sutilmente a região das bochechas e elevar as sobrancelhas quando houver a necessidade.

É possível elevar as sobrancelhas com a cirurgia?

Sim, no caso de sobrancelhas caídas é possível a sua elevação com o uso de fios e no caso de sobrancelhas muito pesadas como é o caso dos homens, pode-se retirar pele acima das mesmas e harmonizar a região das pálpebras, evitando que os resultados estéticos fiquem artificiais.

Blefaroplastia – plástica das pálpebras Blefaroplastia – plástica das pálpebras

A cirurgia deixa cicatrizes?

A cirurgia plástica tenta sempre posicionar as incisões em dobras naturais da pele, para que as cicatrizes fiquem camufladas e pouco perceptíveis. As dobras naturais da pele palpebral superior e a borda dos cílios nas pálpebras inferiores garantem cicatrizes de ótima qualidade. No caso da queda importante dos supercílios por sobre as pálpebras pode-se optar pela retirada de pele na região da fronte, com uma cicatriz resultante na borda superior das sobrancelhas.

  ANTES                                                                                              DEPOIS

Blefaroplastia – plástica das pálpebras Blefaroplastia – plástica das pálpebras Blefaroplastia – plástica das pálpebras Blefaroplastia – plástica das pálpebras

Os "pés de galinha" melhoram com a cirurgia?

As rugas laterais da região das pálpebras podem melhoram parcialmente com a retirada da pele. Mas os pés de galinha são causados principalmente pelo envelhecimento da pele causado pelo sol. Assim, para obtermos os melhores resultados devemos tratar a pele com peelings e lançar mão do uso da de toxina boltulínica.

Como é a recuperação da cirurgia?

Quando somente as pálpebras superiores são operadas, o retorno às atividades habituais é mais rápido, ao redor de uma semana. Cirurgias combinadas de pálpebras superiores/inferiores e suspensão de bochechas são mais delicadas e demandam ao redor de 10 a 15 dias para recuperação.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

O uso de colírios, pomadas oftálmicas e as compressas com soro gelado diminuem o edema e o desconforto no pós-operatório imediato. Deve-se evitar a exposição intensa ao sol. Convém o uso de óculos escuros e de filtro solar na face para evitar uma possível pigmentação da pele.

Que tratamentos podem acelerar minha recuperação?

O inchaço e as equimoses (áreas arroxeadas) são variáveis conforme a fragilidade da pele de cada pessoa. Assim, o uso da drenagem linfática e de máscaras calmantes reduz o edema e as equimose mais rapidamente e pode ser iniciado a partir do terceiro dia pós-operatório.

O uso da Kinesio Taping nas blefaroplastias

O uso de bandagens elásticas adesivas especiais (Kinesio Taping) já tem ampla utilização na fisioterapia esportiva e seus benefícios no pós-operatório da cirurgia palpebral está na diminuição das equimoses da pele, na melhora do edema palpebral e de possíveis desconfortos locais como o lacrimejamento. As fitas são trocadas a cada 2 ou 3 dias, quando da retirada dos pontos e após as sessões de drenagem linfática. Para quem quer voltar logo as suas atividades a associação de tratamentos é o melhor caminho!

Blefaroplastia – plástica das pálpebras

Download do termoClique aqui e faça o download do termo de consentimento para essa cirurgia