O Que é Bichectomia ?

Trata-se da retirada de gordura contida dentro de uma bolsa na região das bochechas e que é chamada de “bola de Bichat”.

Como é feito o procedimento?

A cirurgia é feita por dentro da boca com um pequeno corte, e através dele se tem acesso a esta bolsa de gordura. É realizada uma anestesia local e essa gordura é esvaziada, afinando a porção média das bochechas.

É necessário internação?

A bichectomia pode ser feita tanto com anestesia local, como um procedimento ambulatorial em consultório. Pode também ser feita em hospital com sedação ou anestesia geral. O que muda é o perfil do(a) paciente. Pessoas calmas e que não tem fobia de dentista e da anestesia na boca são candidatas ao procedimento somente com anestesia local em consultório.

Meu rosto ficará fino após o procedimento?

É sempre importante que um diagnóstico do formato da face seja feito antes de indicar a bichectomia isolada. Isso por que a área que afina com a cirurgia fica restrita à região abaixo do osso malar, aquele osso logo acima da bochecha (maçãs do rosto). Para pessoas magras a bichectomia geralmente é o suficiente para uma mudança discreta, uma face mais triangular e que pode fazer muita diferença.

É possível associar a bichectomia a outros procedimentos para afinar o rosto?

Muitas pessoas necessitam de uma pequena lipoaspiração da papada e da região da mandíbula e que quando associadas à bichectomia produzem um afinamento mais global da face, levando a um resultado estético mais agradável e a um paciente mais satisfeito com o procedimento.

Como é a recuperação da bichectomia?

Qualquer procedimento feito dentro da boca, seja a bichectomia ou a retirada de um dente leva a um inchaço discreto da região, que exige cuidados por pelo menos 7-10 dias. No entanto o retorno às atividades laborais é rápido, após alguns dias o(a)paciente já pode retomar sua rotina.

Quais são as orientações pós-operatórias?

- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico

- Crioterapia (bolsas de gelo) na região nas primeiras 24h

- Evitar mastigar alimentos muito duros por 7-10 dias

- Manter uma boa higiene oral, com escovação dos dentes e bochechos frequentes

- Diminuir as atividades físicas intensas por 10 dias.